Artigo originalmente publicado no Qualihosp 2017.

Fonte: Costa, FNSM. Oliveira, PC. Elaboração de estrutura organizacional de uma startup de inovação em saúde: uma abordagem baseada em competências.  In: Congresso Internacional de Qualidade em Serviços e Sistemas de Saúde – QUALIHOSP, 2017, São Paulo. Anais Qualihosp, 2017.

Qualihosp 2017 startup

 

Introdução

Maratonas para criação de startups estão cada vez mais populares na área da saúde. Equipes vencedoras recebem prêmios para alavancar ideias que tem potencial disruptivo para o mercado. No entanto, cerca de 25% dos participantes mantém a equipe original¹. Um dos desafios é trabalhar com pessoas desconhecidas que após um evento se tornam sócias de uma empresa.

 

Objetivo
Elaborar estrutura organizacional considerando as competências dos sócios de uma nova empresa formada em um evento de inovação em saúde.

 

Método
Foi oferecido à equipe vencedora de um evento de inovação em saúde um prêmio denominado Keep on track, por consultoria especializada em gestão na área da saúde. Em 10 horas foram realizadas: coleta de dados por meio de entrevistas individuais, reunião de integração com a equipe, análise de currículos, mapeamento de competências individuais e da equipe², e desenvolvimento de desenho organizacional.

 

Resultados
As entrevistas com os 6 sócios exploraram a expectativa e disponibilidade para se dedicar à nova empresa. Na atividade de integração cada um teve oportunidade de falar sobre sua trajetória para toda equipe, já que a maioria não se conhecia previamente. Na análise de currículos destacou-se especialização na área da saúde e lacuna de competência em tecnologia de informação (TI). Foi elaborado radar de competências que contemplou: saúde, desenvolvimento (TI), comunicação, disponibilidade, conhecimento e experiência em gestão e relacionamento interpessoal.  Os radares individuais auxiliaram na alocação dos sócios em funções e o radar da equipe (Fig. 1) destacou as áreas com necessidade de incremento.

Poster QUALIHOSP - radar de competências

Foram propostos dois organogramas: inicial para fase de estruturação do protótipo e outro mais amplo para fase de mercado (Fig.2 e 3). Ambos foram aprovados pela equipe.

 

Poster QUALIHOSP - organograma inicial

 

Poster QUALIHOSP - organograma final

Conclusão
A elaboração de estrutura organizacional considerando as competências foi considerada exitosa pela equipe, promovendo conciliação do perfil dos sócios.

 

Referências
¹STARTUP WEEKEND. Are teams expected to continue after the event? In: Attendee FAQ. Disponível em: <https://startupweekend.org/attendees/faq#team-continuation>. Acesso em: 10 jan. 2017.

²PICCHIAI, D. Competências Organizacionais, Gerenciais e Individuais: conceitos e discussões no setor Público. Revista da micro e pequena empresa (FACCAMP), v. 4, p. 12-34, 2010.

 

Leave a Comment